segunda-feira, 11 de março de 2013

CONCEITOS DE EMPREENDEDORISMO

Resumo:
 
Resenha referente ao artigo "CONCEITOS DE EMPREENDEDORISMO" de Luis Henrique Valenciano Sentanin e Reginaldo José Barboza.
 
Introdução: ( O que é ser um empreendedor)
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. O empreendedorismo é um processo, que necessita estar em constante desenvolvimento.
 
Para princípio, todos somos empreendedores, pois ser empreendedor é ter uma ideia base, e com essa conseguir influenciar e mudar certo ambiente. Este por sua vez. Deve estar constatemente buscando pelo novo, pelo conhecimento, pois o mercado se renova a cada momento, e um bom empreendedor tem que estar atento a tais mudanças. Um bom empreendedor precisa dominar certos pontos, como:
  • Ter capacidade para persuadir terceiros.
  • Saber quais são seus principais competidores (produtos/serviços, posicionamento no mercado, pontos fortes/fracos, qual o marketing utilizado)
  • Se comparar ao outro, para assim ser o melhor.
  •  Conhecer muito bem o lugar onde atua, e assim realizar a melhor estratégia de marketing possível.
 2. PESQUISA DE MERCADO
A pesquisa de mercado é uma análise que o empreendedor utiliza a pesquisa para ganhar boas oportunidades, e estar sempre ativo dentro das constantes mudanças.
Com a pesquisa de mercado, vem questões cotidianas como:
  •  Porque disse que iria voltar e não voltou/
  •  Porque não quis o produto?
  •  Porque preferiu a outra ao invés dessa?
 Tal pesquisa de mercado, busca, além das questões apresentadas acima, analisar os principais competidores: descrição de seus produtos/serviços, posicionamento no mercado, suas forças e fraquezas, práticas de marketing utilizadas (política de preços, canais de distribuição, promoção), fatia de mercado que domina e participação de mercado (market share).
Efetuar comparação com os competidores: mostrar quais os seus diferenciais em relação aos principais competidores (aqueles com os quais sua empresa compete diretamente, de forma mais acirrada). A análise de ambiente de negócios (oportunidades e ameaças) mostra como o mercado se apresenta para a empresa.
 
Considerações Finais:
 
A empresa que pratica os métodos do empreendedorismo, se torna mais rentável, fazendo com que os objetivos e metas, se tornem reais mais facilmente.
As empresas buscarão o diferencial, buscando diferentes técnicas, para se aprimorarem cada vez mais, podendo assim satisfazer as necessidades do cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário