Deve-se primeiramente fazer uma análise monitorando os ambientes internos e externos, onde na análise do ambiente interno, verificamos nossas forças e fraquezas, e no ambiente externo verificamos nossas oportunidades e ameaças.
2 - Estabelecimento de uma diretriz organizacional:
Nessa etapa determinamos nossa meta, a partir de quatro indicadores de direção para os quais a organização é levada.
- Missão: é basicamente a finalidade da existência da organização, a razão pelo a qual se considera necessária no mercado e a maneira como quer ser vista por ele;
- Objetivos: é as metas da
organização, eles visão obter resultado a longo prazo. Deve-se estabelecer
os objetivos pensando no que se quer, quanto se quer e quando se quer.
Para se pautar os objetivos é importante lembrar-se dos seguintes tópicos:
- Deve ser focados nos
clientes, colaboradores e fornecedores;
- Devem ser realistas: pode se
utilizar as ferramentas como Análise SWOT e Cinco forças de Poter;
- Devem ser bem redigidos,
claros e entendidos;
- Devem ser desafiantes,
exigir um esforço extra;
- A sua finalidade e o seu conteúdo devem ser comunicados a todos os envolvidos na sua realização
- Visão: é referente a um futuro realista e objetivo. A visão da empresa é o objetivo principal e maior da empresa;
- Valores: é a filosofia que norteia a empresa e a que a diferencia das outras. Devem ser coerentes com as necessidades dos clientes, fornecedores e funcionários.
3 - Formulação de uma estratégia organizacional:Nesta etapa, deve-se formular e selecionar as estratégias que levem a realização dos seus objetivos com um enfoque central de como lidar com a concorrência.4 - Implementação da estratégia:Colocam-se em prática as estratégias desenvolvidas anteriormente.5 - Controle estratégico:É um controle que se concentra na monitoração e avaliação do processo de administração estratégica no sentido de melhora-lo e assegurar um funcionamento adequado.
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